Worms – Isso sim é diversão no PC

Worms – Ainda bem que deixaram o 3D de lado
Não adianta, já tentei gostar novamente de jogos mais “sérios” e até mesmo de RPGs mas acho que o saco realmente encheu.
Hoje vou falar um pouco de Worms, um dos jogos mais antigos que conheço para PC mas que mesmo assim ainda me faz passar boas horas me divertindo na frente do computador (quando dá tempo, claro).
Pra quem comete o crime de não conhecer Worms, trata-se de um jogo multiplayer de estratégia onde você comanda uma turminha de minhocas que tem como objetivo eliminar os times inimigos. O que faz Worms ser um jogo tão divertido e, para mim, tão especial é o fato de ele não ser aquela mesmice de sempre e, nele, cada partida é algo completamente diferente, principalmente se você estiver jogando online com os amigos ou com desconhecidos.
Como todo jogo que veio dos tempos dos PCs das cavernas, o Worms também teve seu período negro que foi justamente quando resolveram que o grande lance seria lançar o Worms em 3D… um fiasco total. Worms 3D talvez tenha sido o maior erro de cálculos da Team17, desenvolvedora do jogo, pois na época que foi lançado o hardware da maioria dos computadores ainda não eram avançados o suficiente pra acompanhar um jogo em 3D, aliado à isso, tínhamos aquela velha guerra do DirectX que funcionava mal e porcamente quando não travava seu computador inteiro.
Outra grande dificuldade do Worms 3D foi que o jogo ficou praticamente impossível de jogar pois os comandos e, principalmente, a mira para que você acertasse um alvo, ficou esculhambadamente complicada de fazer, vez que na versão 3D você pode atirar para qualquer lado e em qualquer altura além, é claro, de sofrer as intempéries do tempo como sempre foi. Quem nunca jogou um míssil no Worm do próprio time por causa da direção e velocidade do vento que jogue a primeira pedra. Continuando com o 3D, andar pelo cenário era uma tarefa bem complicada no Worms 3D pois você tinha que se virar pra se mover utilizando apenas as setinhas do teclado e todo mundo sabe que fazer isso num jogo 3D é como tentar bater um prego com uma chave de fenda… até dá, mas vai dar merda.
Se você ainda não conseguiu entender o recado, deixe de lado a versão 3D do Worms e parta para a boa e velha versão 2D mesmo pois essa é, sem sombra de dúvidas, a mais divertida.
O que faz o Worms ser um jogo tão especial é toda ambientação do jogo, desde os cenários malucos, as armas utilizadas pelos worms durante a partida e, principalmente, as vozes dos worms quando executam uma ação boa ou ruim e, acredite, existem vozes em todas as línguas que você imaginar e mais algumas línguas inventadas pelos desenvolvedores. Ok, eu sei que não são necessariamente línguas, algumas são mais trejeitos mesmo como a linguagem “Rasta” e a “Robotic”.

Granada Santa
As armas utilizadas pelos worms variam desde granadas de mão, passando por lança mísseis, dinamite, minas terrestres, escopetas e, acredite, uma bomba ovelha e uma bomba banana. Cada arma tem seu potencial de fogo e sua forma de utilizar e, claro, cada arma causa uma reação nos worms como é o caso da granada santa mostrada ao lado. Se você jogar a granada santa perto de um worm inimigo ele vai entrar em desespero com gritos bastante engraçados pois a granada santa é uma das armas mais fortes do jogo.
As vozes trazem um clima todo engraçado para o jogo pois se você errar um tiro e acertar um worm do seu time ou até mesmo se machucar, logo ouvirá um worm reclamão gritando “Idiota!” mas se acertar um worm adversário e causar um bom dano o worm logo grita todo orgulhoso “O primeiro de muitos!”.
Se você se animou e quer jogar Worms recomendo que você compre no Steam o jogo “Worms Reloaded: Game of the Year Edition” que vem com vários DLCs interessantes e está por um preço bem atraente. Tenho certeza de que você passará horas na frente do computador atirando nas minhoquinhas mais engraçadas que se tem notícia. Ah, aproveita e me adiciona no Steam, o meu nick é eulergui e te desafio pra uma partida de Worms online!