Comentários sempre são importantes

Um blog pode ser uma rede de conhecimento formada por pessoas
Caros leitores e paraquedistas, quando vocês visitam um blog qualquer, vocês encontram ali, geralmente, a opinião do blogueiro (ou bloguista, se for o Cardoso) e você pode ou não concordar com essa opinião. Às vezes escrevemos textos baseados apenas na nossa opinião sobre determinado assunto. Quando emitimos a opinião, queremos que pessoas concordem e/ou discordem dessa opinião e, para sabermos o que realmente se passa pela cabeça de quem está lendo os textos, é de extrema importância que os textos sejam comentados com a opinião do leitor sobre o assunto, sobre trechos do texto e isso, obviamente, cria um diálogo e enriquece o conteúdo de um blog.
Ter essa possibilidade de mão dupla de podermos emitir nossa opinião e, em contrapartida, receber de volta a opinião de vocês, é o que nos torna essencialmente diferentes de um colunista de um jornal impresso. Lá eles são praticamente engessados e a comunicação é de mão única, sempre no sentido do comunicador para os comunicados. Aqui nos blogs e no mundo das interwebs a coisa funciona um pouco diferente. Aqui nós falamos e, ao mesmo tempo, conseguimos receber, de forma fácil, as impressões de cada um de vocês sobre o que foi dito no texto.
Quando recebemos um feedback em forma de comentário, e-mail, twitter ou seja lá como você conseguiu se expressar sobre o conteúdo que criamos, podemos utilizar essa informação para aprimorar o texto, conhecer novas formas de pensar e, quem sabe, até mudar de opinião quanto ao conteúdo que já foi escrito. Essa última opção acontece com frequência, pelo menos comigo. À exemplo de um texto que publiquei há alguns anos onde eu fiz alguns comentários completamente imbecis e que saíram naturalmente de acordo com o que eu pensava na época. Depois de conversar com algumas pessoas, consegui mudar completamente minha forma de pensar e o resultado final foi que hoje me policio muito mais ao escrever um texto e acabei excluindo o texto antigo por não refletir mais nem um pouco do que eu penso sobre o assunto. Sim, limei o texto aqui do blog e não foi por vergonha, vontade de esconder o passado nem nada do tipo, foi pelo simples fato de que o texto em questão não fazia mais sentido de existir se eu não penso mais daquela forma.
Viu como é legal fomentar uma discussão em um post de blog?
Outro ponto importante a ser lembrado é que, quando um texto não recebe comentários positivos nem negativos, pode significar que ele é irrelevante ao ponto de não causar reações e isso acaba com qualquer vontade de escrever sobre o assunto. Sério.
Quando escrevemos um texto, esperamos que as pessoas reajam ao conteúdo do texto. Quando o texto não causa nenhuma reação, o primeiro pensamento que vem à cabeça é que ele é muito fraco. Se ele é fraco, significa que não tenho capacidade de escrever sobre o assunto e, dessa forma, paro de escrever sobre o assunto em questão ou paro de escrever. Simples assim.
O mais impressionante é que, mesmo que este blog tenha pouquíssimos comentários, posso ver que os acessos à ele vem crescido ultimamente. Claro que não é nenhum crescimento de milhões de acesso. Sequer chega a milhares, devo confessar, porém, o que antes estava na casa das dezenas, passou para a casa das centenas e, se o crescimento continuar da forma que está, dentro de alguns meses chegamos aos milhares. Demorei isso tudo pra dizer que: Sim, o site, apesar de ser pequeno, está sendo visitado por pessoas. Segundo o Google Analytics, parte das pessoas demoram cerca 5 minutos lendo o conteúdo do site. Ok, isso não é um tempo tãaaaoo expressivo assim, mas significa que o conteúdo foi lido… se foi lido, caiu naquilo que comentei ali em cima: “não causou reação”.
Aí eu fico me perguntando: Poxa, será que eu sirvo mesmo pra escrever? Será que minha opinião pode fazer a diferença em algum momento?
Pelo visto, até o momento minha opinião é nula, mas continuo aqui na luta… já cheguei perto de apagar esse blog algumas vezes, mas gosto de usar ele para escrever coisas aleatórias e, recentemente, criei coragem para (re)publicar aqui alguns dos contos que gosto de escrever. Sim, publicar novamente, pois os contos estavam publicados há algum tempo no site de uma amiga, mas, por algum motivo, o site saiu do ar e, aproveitando que os textos ficaram “desalojados”, aproveitei para colocá-los aqui. São os textos (eróticos) que você encontra na categoria “Contos“. Dê uma passadinha lá se você for maior de idade e DEIXE SEU COMENTÁRIO à respeito dos textos que você ler. Vai ser legal saber a SUA opinião.