Preamar – Série Nacional

Preamar – Não é ruim, mas ainda pode melhorar muito
Sinopse da série:
A série Preamar acompanha a história de João Ricardo Velasco, um rico e bem-sucedido empresário que faz uma aposta errada no mercado financeiro e perde tudo o que tem. Em busca de novos meios de ganhar dinheiro, ele irá descobrir o rentável mercado informal que movimenta as praias do Rio de Janeiro. Tudo isso, sem revelar para a família sua real situação. Em seus 13 episódios, a série mescla drama e comédia para apresentar uma visão das areias cariocas como nunca se viu antes. Preamar é também o nome que se dá à maré mais alta.
Há algumas semanas eu tenho acompanhado a série nacional Preamar e basicamente o “mote” da série é o seguinte: Um banqueiro perde tudo durante a bolha imobiliária dos EUA, perde tudo que tem e quando chega em casa resolve não dar a notícia para a família, diz apenas que resolveu tirar seu “ano sabático”.
A série se passa na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, e o cidadão em questão mora em frente ao mar, na cobertura de um prédio de luxo e da varanda de seu apartamento ele percebe que mora bem de frente pra uma ótima oportunidade de negócio, a praia de Ipanema com seu movimentado mercado turístico. Se você espera ver qualquer menção à “Garota de Ipanema”, esqueça, pois a série possui um ambiente completamente diferente e se enfiarem uma “Garota de Ipanema” ali vai ser complicado de entender.
O início da série é bem interessante e fiquei bastante empolgado em ver uma produção brasileira na HBO e com tanta qualidade, tanto de textos quanto de cenas mesmo mas no desenrolar da série a coisa começou a mudar um pouco. Os estereótipos (sempre eles) começaram a ficar muito pesados e a série começou a tomar um rumo um pouco diferente do que eu estava esperando. Não ficou ruim, mas poderia ter ficado muito melhor.
A partir de um certo ponto da série a impressão que tive é que eles começaram a encher linguiça, colocando imagens das bundas das mulheres na praia sem mais nem menos em cenas que duram muito mais tempo do que deveriam. Poxa, o Brasil não é só bunda e a galera ainda não percebeu isso. Para piorar um pouco, começaram a aparecer aquelas manias de brasileiro, de querer fazer filme tipo europeu, com diálogos mínimos e sem muito sentido, o que acaba sendo um verdadeiro saco pra quem está assistindo e espera ver a estória se desenrolar.
Como sempre, a parte mais cômica da série é realmente engraçada, principalmente por causa do personagem “Wallace”, que é uma espécie de braço direito do Xerife, o figurão do morro que comanda a parte da praia de Ipanema onde toda a trama acontece.
Como ainda está no oitavo capítulo (de um total de treze), vou esperar mais um pouco para dar meu veredito final sobre a série pois pelo teaser que passaram do nono episódio a coisa vai começar a mudar um pouco e finalmente teremos alguma ação interessante na praia.
Caso alguém que esteja acompanhando a série ler esse post, gostaria de saber a sua opinião sobre a série e a estória até o momento e se você ainda não assiste à série, tente acompanha-la na HBO, que está sempre reprisando os episódios anteriores, e tem os episódios inéditos todos os domingos às 21h.