Quincas Berro D’Água
Eu não consigo mesmo entender como um filme ótimo como o Quincas Berro D’Água, adaptação do livro A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água, de Jorge Amado, passou assim despercebido por grande parte do público brasileiro. Tá certo que eu não esperava mesmo que muitos tenham lido o livro pois o brasileiro não tem mesmo a cultura de ler (infelizmente), como eu vi outro dia no twitter (me desculpe o dono do twitt, mas eu realmente não lembro quem foi o autor):
– Fulano, quantos livros você já leu?
– Acho que uns três ou quatro.
– E quantas edições do BBB você assistiu?
– Onze.
Pois é, essa é a realidade do Brasil. Mas voltando ao assunto deste post, o filme Quincas Berro D’Água foi com certeza o melhor filme nacional que assisti ano passado e, sem sombra de dúvidas, um dos melhores filmes de comédia que já vi em minha vida. O livro já é fodástico e a adaptação da obra para o cinema ficou simplesmente perfeita.
Pra quem não sabe, Quincas Berro D’Água conta a história de Joaquim Soares da Cunha, um exemplar funcionário público de Salvador – BA que se cansou da vida chata e cheia de aparências que levava e decidiu largar tudo, inclusive sua família, pra viver os prazeres da boemia.
Pra isso aqui não virar uma avalanche de spoilers vou contar apenas o óbvio, pois Quincas já começa o filme morto. Sim, morreu no dia em que iria completar 72 anos de idade. Acontece que para comemorar seu aniversário, tinha prometido aos amigos Pastinha, Cabo Martim, Pé de Vento e Curió que passaria a noite na gandaia junto com eles, o que ele não sabia é que estava sendo esperado por todos os companheiros de boemia para uma grande festa surpresa que obviamente não aconteceu.
Quando os amigos souberam da morte de Quincas, foram logo conferir e lá encontraram a família de Quincas que, para não ter a presença dos maltrapilhos no velório do comendador, tentaram de todas as formas despistar o grupo.
Se você quiser saber do resto, é só assistir o filme, já deve ter chegado nas locadoras ou então você pode comprar direto no Submarino através deste link jabasístico. Mas se você preferir ler o livro A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água, então o link correto é este. Como eu sou um bom garoto e todo jabá vale muito à pena, existe também a versão em Audiobook para o livro A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água.
Só pra vocês ficarem com um pouco mais de vontade de assistir o filme ou ler o livro, fiquem com o trailler de Quincas Berro D’Água: